sábado, 18 de junho de 2011

Casamento ao Primeiro Lugar

Por Walcir Carrasco

Hoje estive no Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que aconteceu no Rio de Janeiro. Dei uma palestra sobre minha coleção “Todos Juntos”, da Editora Ática. Foi o máximo!Acho que as crianças de hoje são mais espertas do que antigamente. As perguntas foram bem legais. E as crianças estavam mesmo interessadas nos livros!

Em seguida fui visitar meus amigos, os escritores indígenas! Eles sempre têm um local para exposição de seus trabalhos no Salão do Livro. Lá estava Daniel Munduruku, com seu tio e sua tia, uma india baixinha e timida. Ele, Daniel, é um dos melhores escritores do país. Não só abriu espaço para o surgimento de uma Literatura Indígena como vem lançando novos autores. Também encontrei Roni, um indio alto e simpático, com um cocar de penas de araras azuis em torno do pescoço.

– Não é proibido? — perguntei

– Os índios podem usar, porque faz parte de nossa tradição.

Roni lançou um lindo livro que fala sobre o mito do Eclipse. Uma linda india apaixona-se pelo Sol. E cada vez que o encontra, surge o Eclipse.

Lá estava também meu amigo Cristiano, cujo nome indigena é longo e cheio de ws. Não decorei. Sempre nos vemos e costumo usar um anel artesanal com que ele me presenteou. Tenho uma simpatia especial por Cristiano porque está sempre sorrindo. É um rapaz afável. Só falta ter “boa gente” escrito na testa!

– Vou me casar dia 25 de julho! — contou Cristiano.

– Que bom, com quem?

– Ah, é uma prima minha de segundo grau que conheci faz pouco tempo.

– Pouco tempo?

– É, nós conhecemos numa sexta-feira. Ai ela voltou para a aldeia dela. E vem para casar.
Fiquei surpreso.

– Mas Cristiano, você só viu sua noiva uma vez?

– È. Mas depois a gente se escreveu e pudemos saber mais um do outro.

Diante dos meus olhos arregalados, me acalmou.

– Vai dar tudo certo, Walcyr. Já combinamos até de trabalhar juntos.

Sai do Salão do Livro pensando. É, pode dar certo! É surpreendente nos dias de hoje alguém conhecer alguém, ver uma única vez e já marcar o casamento. Mas existe fórmula para a felicidade? Para casamento dar certo? Tanta gente namora séculos e separa-se bem depressa!  No íntimo eu tenho certeza que o casamento dos dois indigenas vai durar a vida toda!

Parabéns, Cristiano. Você é um homem que tem certeza de seu sentimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário