terça-feira, 4 de outubro de 2011

Um toque garante sua vida

Por: Terezinha Prataviera

Terezinha é vereadora na Cidade de Hortolândia (interior de São Paulo) e está em seu primeiro mandato, um de seus carros chefes de governo é a luta em defesa do direito e da saúde da Mulher.

Email: vereadora.terezinha@yahoo.com.br

Abordarei um assunto que, com certeza, é do interesse de todas nós mulheres “o câncer de mama” (chamado popularmente de câncer do seio) é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, superando o do colo do útero. Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande, levando algumas mulheres a perder um tempo precioso. Se a detecção for precoce, em que o câncer se resume a um nódulo único na mama, a taxa de cura chega a 95%. E nesse estágio, provavelmente nem haverá necessidade de extrair toda a mama.

Sabe-se hoje que os hábitos da vida moderna (má alimentação, estresse, sedentarismo, tabagismo) e a valorização da carreira profissional, que leva a mulher a adiar ou até a abrir mão da maternidade, contribuem para o aumento da incidência da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença no mundo e o mais frequente entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos. O número anual de ocorrências no país é estimado em cerca de 49 mil e, embora menos comum, homens também podem ser atingidos.

Ainda segundo o INCA, as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas. Em 2008, ano do último levantamento feito no país, foram registradas 11.860 mortes em decorrência da doença. Das vítimas, 11.735 eram mulheres e 125 homens. Na população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Desta forma é lançado nesta terça-feira nacionalmente o “ Outubro Rosa”, uma campanha que tem como objetivo alertar sobre a importância de prevenção do câncer de mama.

Cada uma de nós tem um grande papel a desempenhar e, para isso precisamos estar com muita saúde e disposição. Sendo assim, que tal “Um Toque”? Ou seja, dedicarmos um tempinho para um auto-exame de mama.

Para realizar o auto-exame é necessário que uma semana após a menstruação, deitada, toque em cada uma das mamas como se estivesse tocando as teclas de um piano, de fora para dentro, de todos os lados. Se encontrar algum nódulo, procure um ginecologista o mais rápido possível. A presença de um nódulo não significa que você esteja com câncer, mas vale a pena investigar melhor para afastar essa hipótese. E para os homens que estão lendo este artigo,vocês também devem se prevenir e podem ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama de suas companheiras, já que muitas pacientes foram “alertadas” pelo marido!
Não esqueça: Anote em sua agenda, ou em qualquer outro lugar: Uma semana depois da menstruação, o toque do auto-exame de mama garante sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário